U | UNIVERSIDAD TECNICA DE COMERCIALIZACION Y DESARROLLO |
Potencializando o pensamento crítico
Uma Webquest para a disciplina: Filosofia
Ensino Médio
3º Ano
Prof. Roney Deluque Moraes
roneydeluque@hotmail.com
Em nosso cotidiano, usamos a palavra razão em muitos sentidos. Dizemos por exemplo, “Eu estou com a razão”, para significar que sabemos com certeza alguma coisa.
A consciência é a razão. Se alguém perde a razão é porque está sendo arrastado pelas razões do coração.
A razão, como consciência moral, é a vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais, mas realiza as ações morais como atos corretos, ditados pela inteligência ou intelecto.
No decorrer do processo de análise da razão, devemos buscar respostas às seguintes indagações.
a) O que é Razão?
b) Quais são as características do pensamento racional?
c) Como surge o pensamento racional?
d) Qual é a importância do uso da razão?
e) Quais são as atitudes mentais opostas à razão?
Para demonstrar a análise realizada, deverá ser montada uma apresentação em Power Point para ser apresentada aos demais colegas. A apresentação deve seguir os critérios abaixo:
a) A explicação do tema;
b) Problemas criados por si;
c) A resolução destes problemas e a sua explicação;
d) As conclusões a que chegou.
1- Coleta de dados:
a) Pode consultar, tais como livros, revistas, dicionários temáticos ou até mesmo fazer uso dos sites apresentados na sequência.
b) Converse com seus pais acerca do tema, pergunte ao seu professor de história e literatura sobre a importância da razão.
c) Visite o curso de Filosofia de uma universidade.
2 – Quanto a apresentação em PowerPoint.
a) A sua apresentação deve incluir: Tópicos explicativos, imagens, tag´s, vídeos, músicas, frases e textos de filósofos relacionados ao tema.
3 – Repassando o conhecimento.
a) Sua apresentação deve ser preparada.
b) Execute a sua apresentação oralmente.
c) Verifique os possíveis imprevistos e antecipe soluções.
d) Demonstre ter conhecimento sobre o assunto.
Autoavaliação
a) Conseguiu desenvolver uma análise bem fundamentada?
b) Conseguiu levantar hipóteses e solucioná-las?
c) Conseguiu transmitir o conhecimento adquirido de forma clara e adequada/
Avaliação do professor:
O professor vai avaliar os seguintes aspectos:
a) Rigor científico da análise do tema;
b) Domínio dos dados científicos que abordam o tema.
c) Funcionalidades usadas no PowerPoint;
d) Qualidade da apresentação oral.
e) Aplicação e clareza das ideias.
Tarefa Executada!
Durante o processo de execução da atividade você foi capaz de;
a) Executar uma análise acerca de um dos problemas clássicos da filosofia.
b) Analisar dados e teorias referentes ao tema.
c) Executar apresentação em Power Point, expondo aos colegas a sua análise executada.
d) Desenvolveu algumas habilidades e competências estabelecidas pelo sistema nacional de ensino.
e) Criou condições de potencializar o pensamento crítico.
f) Estabeleceu contato com dados científicos outrora não conhecidos.
g) Ampliou a sua capacidade cognitiva.
Roney Deluque Moraes
Bibliografia Básica:
Filosofia Grega
Consultar: Histórias da Filosofia. Dicionários. Filósofos
.Pré-Socráticos
. LAERTIOS, Diógenes.- Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, Brasília, UNB, 1987.
.Sites:
Sugestões:
2
Nenhum comentário:
Postar um comentário